Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA LUMIAR

               Com um nome que remete a luz, brilho, resplendor, nascia, em 1992, na comunidade de Brasília Teimosa, o Grupo de Dança Lumiar. A iniciativa parte do coreógrafo Erinaldo Souza, popularmente conhecido como Nanau, juntamente com alguns amigos da localidade apaixonados pela dança (Maria Izabel Vasconcelos (Bebê), Norma Vasconcelos, Paulo Brito de Barros, Maria José de Barros (Zezé).


Sem espaço próprio para reuniões e ensaios, o grupo socializa a sua existência nos diferentes pontos da localidade, onde se encontrava para ensaiar: “no Patronato Nossa Senhora da Conceição, na Sede do Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina, na União dos Moradores do Pina, na Escola Municipal Novo Pina e nas ruas do bairro”, lembra Nanau.

                                     




Em 08/05/1994, nasce a ideia de transformar o grupo em quadrilha junina, apresentando-se em diversos arraiais de bairro. No comando do grupo, como marcador e coreógrafo, Nanau inscreve a Lumiar, em 1995, para participar pela primeira vez do Festival Pernambucano, onde o componente Marcos França recebe o título de 1º Rei das Quadrilhas Juninas. Era o início de uma história com importantes premiações para o segmento.





Em 1997, Nanau deixa a direção da Lumiar, assumindo os trabalhos, o quadrilheiro, ator e coreógrafo Fábio Andrade (posição que desempenha até a atualidade). Não demora, e a Lumiar torna-se reconhecida pelo público como a quadrilha “Escola de Artistas”, pela criatividade, seriedade, profissionalismo e pompa dos espetáculos produzidos.

Um comentário:

  1. A verdadeira origem Lumiar nasceu pelo nome no Bairro Lumiar cá em Portugal

    ResponderExcluir